f. Samuel Vital, 2002 |
Solange Torino
O grupo teatral Um Certo Quarto Negro foi fundado em 1986 por mim, Solange Torino e pelo Ricardo Boca (Ricardo Garcia dos Santos) – vocalista da Banda “Moral & Bons Costumes”. O nome do grupo é uma referência ao quarto do Boca que era pintado totalmente de preto e era lá que nós fazíamos as nossas reuniões. Os ensaios eram feitos no quintal dele e os ensaios abertos e as “pré-estréias” eram feitos na pracinha em frente à casa dele, era um verdadeiro espetáculo para toda a vizinhança...rs...rs
O grupo realizou quatro montagens: 1986/1987 – o texto “Adapta-te ou Morre” de Hortência Rodrigues, eu e o Boca dividíamos a direção. Em 1988, nos montamos o espetáculo “Ave Maria da Rua”, o texto era meu (Solange Torino) e a direção do Boca (Ricardo Garcia dos Santos).
dgabc 30.09.1989 |
Mas, foi em 1989 que o grupo ficou realmente conhecido com o espetáculo “O Candidato Inflável”, texto de Márcio Baraldi, com direção também do Boca (Ricardo Garcia dos Santos). Este espetáculo foi um sucesso de público tão absurdo que nós tivemos que fazer duas sessões em pleno Fetasa, pois dezenas de pessoas ficaram para fora do teatro na hora da apresentação.
rfdgabc |
Anderson L. Camargo em cena de "O Candidato Inflável", 1989
arte Maurício P. Silva / ap. Solange Torino |
ap. Solange Torino |
Elenco de "O Candidato Inflável" montagem de 1989.
ap. Solange Torino |
ap. Solange Torino |
ap. Solange Torino |
Elenco de "O Candidato Inflável", 1989.
ap. Solange Torino |
ap. Solange Torino |
f. Otavio Mourelo, 1990 / ap. Samuel Vital |
Garcia Filho
Outros Grupos...
Em 1991, eu e o Zezinho (Garcia Filho) e outros do grupo, formamos o grupo teatral ATUARATU. Com este grupo nós montamos o espetáculo mais premiado da história dos festivais de Santo André – “Patética” – texto do João Ribeiro Chaves Neto e direção do Edu Silva. Dos doze prêmios do Fetasa, nós levamos dez. O espetáculo também foi fenômeno de público e crítica em geral.
Em 1995, também montamos mais um grupo que estourou em bilheteria, foi a Cia Teatral TPA – Tudo Pela Arte. Com este grupo nós fizemos a remontagem do espetáculo “O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem” – texto do Paulo Marchesan e direção do Zezinho (Garcia Filho). Com este espetáculo nós chegamos até os teatros de Londrina – Paraná – em pleno “Festival Internacional”, foi uma verdadeira loucura.
Solange Torino, junho de 2012.
Foi o Bocca que acabou de colocar este link no grupo de whatss da Fatea ... Voltei ao tempo que eu nem fazia teatro mas graças ao meu pai assistia teatro ... Descobri que amigos que fiz depois ja estavam envolvidos nesta peça que eu assisti e adorei ... Samuel foi meu diretor no CESA ao lado de Raquel Cleiton e Ezer Valim que soube a pouco que partiu ... Saudades!
ResponderExcluirEngraçado ver os amigos que fiz anos antes de os conhecer. Não imaginava algumas das suas trajetórias. Bom encontrar este blog! :) Voltei no tempo!
ResponderExcluirMuito legal relembrar. Foi uma época incrível em termos de cultura, amizade, solidariedade e união dos grupos teatrais de Santo André. Saudades imensas...
ResponderExcluirGislaine, Silvio e Sol obrigado pela presença, beijos a todos.
ResponderExcluirSou eu que lhe agradeço ! Beijos
Excluir