Esse blog foi gerado a partir de onze entrevistas realizadas entre 2002 e 2003.
Relatos de alguns protagonistas da cena teatral, que acontecia em Santo André, no decorrer dos anos 80, um período fértil e agitado.

Pela escassez de publicações da memória do teatro andreense, revela-se um documento vigoroso desse período específico. Um documento que se abre para que outros depoimentos completem essa história.



Entre Tempos

Uma memória em aberto

Em três ou mais tempos

Entre Tempos


Tempo 1 - A cena encontrada por estes entrevistadores na cidade entre 1989 e 1992, era no mínimo uma cena instigante, em que sua variedade de propostas revelava sua maior riqueza. Com o grupo Golfos a Postos estávamos no meio desse furacão, fazendo e atuando.


Tempo 2 - A volta à cena, naquele fevereiro sombrio de 2002, na direção do Sarau "Aos que Estão Longe" com a Cia. Instantânea de Teatro, formada por atores da cena andreense para essa única apresentação, que fez parte da série de espatáculos organizados pelo Movimento Artistas Cidadãos. No Sarau apresentaram-se cenas curtas de espetáculos criados entre 1992 e 2002.

Olhar, outra vez, para esse ambiente, motivou o início de um projeto, escrever um livro sobre a cena andreense dos anos 1980 ao início dos 90. Lançamo-nos em busca desses protagonistas e suas lembranças de 10, 20 anos antes.


Tempo 3 - 2012, o podcast é gerado com as 11 entrevistas realizadas entre 2002 e 2003.
O material captado com a intenção de virar um livro sai da gaveta, vira um podcast, uma rádio, um CD, um blog, passa a ter acesso público.

Recortes de Jornais, xerox, off set, lambe-lambe, e fitas K7 são os suportes desse acervo. A possibilidade de transfomar esse material analógico em digital é revelador! O áudio revela uma quantidade de sons e ruídos que vão além das entrevistas. As imagens revelam texturas, tons e cores... Todos trazem lembranças extraordinárias, de um período que revela nosso tempo.

Em três ou mais tempos

Entre Tempos





quarta-feira, 20 de junho de 2012

EZER VALIM

Para escutar a entrevista de Ezer Valim 'clique' aqui:
Entrevista realizada em 12/07/2002.

f. Samuel Vital, 1989

Ezer Valim





f. Samuel Vital, 1989
 Camarim do Teatro Cacilda Becker em São Bernardo, 
Tiba de Marco, Alice Batista, Sueli Vital e Ezer Valim.


fap Samuel Vital


Elaine Marin Banda 5KGF/Golfos a Postos,
 a partir da esquerda Alice Batista, Samuel Vital (vocal), Eliane Moreira (vocal), Sueli Vital, Chicão (baixo), Tiba de Marco, Brito (bateria), Elaine Marin (voz e guitarra), Ezer Valim e Emir (guitarra) show no Teatro Cacilda Becker em SBC 21.4.1989.
arte Siomara Thomaz


f. Samuel Vital, 1989
 No sentido horário Sueli Vital, Alice Batista, Tiba de Marco e Ezer Valim 
o Golfos a Postos performático.


f. Samuel Vital, 1989
 Alice Batista e Ezer Valim em cena do show de Elaine Marin e Banda 5KGF no Madame Satã.

Golfos a Postos é o título de um rock de Elaine Marin que versa sobre o direito do artista ao seu espaço. Esse nome surgiu durante uma travessia de mares italianos, rumo a uma ilha, onde faria um show, ela e seu grupo foram alertados, pelo comandante, para que prestassem atenção aos golfinhos que se alinhavam à frente, aguardando o momento em que o barco passasse diante deles para que começassem a fazer suas evoluções.

arte Samuel Vital


f. Sergio Vital, 1990
Ezer Valim em cena de "Entre Tempos". 

f. Sergio Vital, 1990
Alice Batista, Cleiton Pereira e Sueli Vital em cena de "Entre Tempos".

f. Otavio Mourelo, 1990
 Cleiton Pereira, Garcia Filho, José Dias Neto, Leiner Abrantes e Sueli Vital,
grupo Golfos a Postos, em cena de "Entre Tempos" direção Ezer Valim.

arte Samuel Vital

abstrações eletrônicas foto do vídeo Samuel Vital.

abstrações eletrônicas foto do vídeo Samuel Vital.

abstrações eletrônicas foto do vídeo Samuel Vital.
 "Borrões de Abril" de Ezer Valim, montado na 5a. Mostra de Peças Curtas de 1990
com Golfos a Postos e Cia. Ilimitada.

fap Samuel Vital
Cena de "A Tempestade" de William Shekespeare,
 direção de Ezer Valim, Cleiton Pereira, Rachel Almeida e Samuel Vital 
com o grupo E Ai, Cê Entendeu Então Tá! 
do Centro Comunitário Salvador dos Santos em 1990.


f. Samuel Vital
Paulo Marchesan, Ezer Valim e Augusto Maciel 

Um comentário:

  1. Quando terminou o Quase 1º de Abril, não tinha para onde ir, queria continuar a fazer teatro mas não sabia onde, aí apareceu a oportunidade de ir para o Centro Comunitário Salvador dos Santos, lá os diretores/professores eram: Ezer, Samuel, Cleiton e Raquel. Fiz a cobra no espetáculo Tempestade, fiquei um ano indo lá nos finais de semana para interpretar uma cobra e eu achava o máximo fazer aquela cobra. Eu soube hoje que o Ezer Valim não está mais neste plano. Não sei quando perdi essas pessoas de vista, sei que muito aprendi com todas elas.

    ResponderExcluir