Entrevista realizada em 10/02/2003.
f. Samuel Vital, 2003 |
Manoel Moreira - (...) E não me
passava pela cabeça ser artista! Porque eu tinha o (...) tabu de um artista
ser uma pessoa, especial, espírito elevado, um espírito nobre. E eu não era
aquele espírito nobre, a alma elevada, era só um menino da periferia, e não era
nada especial... Mas quando terminei o colégio (...) não tinha,
nenhuma perspectiva... aí eu falei (...) como eu não reprovei nenhum ano, vou
fazer um cursinho de teatro, para espairecer... Me informaram que, na época, tinha um curso bom na Fundação das
Artes em São Caetano do Sul.
frdgabc |
Quartier Latin em 1986.
Manoel Moreira - (...) naquele tempo, todo o teatro dito vanguarda, moderno, contemporâneo, estava passando da supremacia do texto do dramaturgo, para a supremacia do diretor, do encenador... O encenador com, essa visão, insistia na preparação corporal do ator... Então, fui procurar o curso de balé moderno, de dança contemporânea, procurei o Quartier Latin, com a Marisa Balarine, ainda em 82.
arte Samuel Vital |
Samuel Vital – Quando você conheceu o Ezer Valim?
Manoel Moreira – eu conheci...
o bendito do Ezer Valim, foi o cara que me indicou o Quartier Latin. Então, de alguma forma eu já conhecia o Ezer de
balada em 82. Agora eu me lembrei de um diálogo, que tive com o Ezer no centro
de Santo André, (...)
- Eu vou fazer balé, eu vou fazer teatro. Que dança é legal? Teatro é legal. Então, estou fazendo a Fundação, e estou procurando uma escola pra estudar balé, e o Ezer disse:
- O Quartier Latin esta dando bolsa, porque você não procura o Quartier Latin,
- Que Quartier Latin?
- Aqui na Portugal.
- Eu vou fazer balé, eu vou fazer teatro. Que dança é legal? Teatro é legal. Então, estou fazendo a Fundação, e estou procurando uma escola pra estudar balé, e o Ezer disse:
- O Quartier Latin esta dando bolsa, porque você não procura o Quartier Latin,
- Que Quartier Latin?
- Aqui na Portugal.
f. Sergio Soler / ap. Sueli Vital |
Manoel Moreira
Manoel Moreira - (...) foi
sugestão minha, teve um concurso de quem batiza o grupo, quem dá o nome, e
democraticamente a minha sugestão foi a que prevaleceu, eu chamei de Quem Mandou Chamar?! E o Paulo (Paulo
Marchesan) deu o sobrenome Quem
Mandou Chamar?! Produções Parcas e Limitadas. Aí, a gente batizou esse
grupo, e começamos a pensar, pesquisar o que faríamos, foi quando chegou 89, em
Santo André, aí que eu conheci as pessoas de teatro.
f. Cibele Aragão/N e A arq. Paulo Marceshan |
ficha técnica de estréia do "Papel do Trabalho..." direção Paulo Marchesan, setembro de 1989. |
f. Sergio Soler / ap. Sueli Vital |
Ensaio geral da estréia de "Entre Tempos" direção Ezer Valim
no Teatro Conclhita de Moraes, setembro de 1989
Leiner Abrantes, Manoel Moreira e Sueli Vital.
ficha técnica de estréia de "Entre Tempos", setembro de 89. |
abstrações eletrônicas, foto do vídeo Samuel Vital |
Manoel Moreira, José Dias Neto, Sueli Vital e Leiner Abrantes
em "Entre Tempos".
Manoel
Moreira - (...) eu via o Golfos (Golfos a Postos) como um
trabalho assim que poderia se profissionalizar, eu não tinha isso no Quem Mandou Chamar?! (...) Porque o elenco era outra coisa, O Golfos tinha ator, tinha volume, tinha consistência, mas eu não
conseguia falar não pra nenhum dos dois. E na medida, em que ficava o ciúminho
do Ezer (Ezer Valim) e do Marchesan (Paulo
Marchesan), me disputando, isso era engraçado (...) Eu me sentia uma Colombina, com o Arlequim e
o Pierrô. Ah mas eu gosto do Pierrô! Ah mas gosto do Arlequim também! Vocês são
diferentes!... E não conseguia me definir...
ap Paulo Marchesan |
Cartaz comemorando 50 apresentações.
f. Cibele Aragão/N e A arq. Paulo Marchesan |
arte Samuel Vital |
f. Samuel Vital |
Ele era o "preparador corporal" quando entrei para o grupo Quem Mandou Chamar? ... Todo corpo !!! Era "estranho" porque eu ainda esta entrando para aquele mundo de artistas, só depois fui ter aula de expressão corporal na Fatea com a Alda Ligia e o Odair, depois com a Lidia na Fundação, .... hoje sei quem foi Rudolf Laban. Quando eu conheci o Manoel Moreira, era tudo muito estranho, muito divino .. quando me vi ao invés de fazer "o sinal da cruz" em frente a Igreja de Santa Terezinha eu fazia em frente ao Teatro Conchita de Moraes. Era muito bom !!!
ResponderExcluir